terça-feira, 4 de novembro de 2014

Conectando o Câmbio do Fusca ao Motor Estacionário - kit de flange com polia


A flange que permitirá a união do câmbio VW com o motor estacionário

Depois de uma parada forçada devido a compromissos diversos e mudança de cidade, volto a escrever. Um dos últimos passos que dei para construção da réplica do Fiat 1899 foi a compra da flange com polia que permite conectar motores estacionários a caixa de marchas da linha VW a ar através de polias e correia. Tive que fazer muita busca na Internet, com várias solicitações de informações em postagens no YouTube, tentando localizar um fornecedor. Até que então, no final do ano passado, recebi um e-mail do Sr. Deivyz Manica  me informando que tinha o kit novo para venda. Após tirar minhas dúvidas por telefone e acertarmos sobre o transporte - a peça veio de Anita Garibaldi/SC para Natal/RN - fechamos negócio.  Tudo correu bem, e conforme prometido pelo Sr. Deivyz. Após o depósito, a peça foi enviada pela transportadora JadLog. Recebi o kit em casa, dentro do prazo previsto e no horário  combinado com os responsáveis pelo serviço de entrega local da transportadora. Excelente!


Em relação ao kit, minha satisfação não foi menor. Fabricada em Santa Catarina, a flange feita em ferro fundido não possui soldas ou emendas e permite o uso do disco e platô de embreagem originais. Também o motor de arranque pode ser utilizado sem nenhuma necessidade de adaptação, já que na linha VW a ar é montado na caixa de marchas. O kit, que inclui ainda polia em ferro fundido e eixo em aço carbono, é robusto, bem construído e de acabamento esmerado.

Ainda não fiz a montagem da flange. Pretendo montá-la numa plataforma de Fusca. Estou a procura de um fusca com a mecânica em estado razoável. Aproveitarei a plataforma quase completa, mas adaptarei a suspensão dianteira do Chevette. Bem, sobre isso falarei no próximo post. Agora vou deixar alguns vídeos do YouTube com montagens feitas com kits similares ao que adquiri. Também deixarei o contado do Sr. Deivyz  para facilitar a busca de quem se interesse pelo kit de adaptação de motor estacionário à caixa de marchas da linha Fusca e derivados. Então até o próximo post.

Contatos do Sr. Deivyz Manica:
E-mail....: motores.antigos@yahoo.com.br
Telefone.: 49 9812-3834

Para finalizar, um pequeno esclarecimento sobre a origem do kit da flange:  Nos estados da região Sul, é muito comum instalarem motores estacionários em veículos utilitários como Jeep, Rural e F-75, já avariados,  para montarem veículos agrícolas, os chamados Gericos ou Jericos. Em geral a principal adaptação é a conexão de uma polia a entrada da caixa de marcha, aproveitando o sistema de embreagem e demais partes da transmissão original. Plataformas de Fusca também são utilizadas nos mais variadas adaptações, evidentemente resultando em veículos para trabalhos mais leves ou mesmo diversão. Como os metalúrgicos e mecânicos daquela região são, reconhecidamente, muito engenhosos e criativos logo desenvolveram soluções práticas como o kit da flange que adquiri.  A seguir deixo alguns vídeos de alguns veículos com estas características, os Girifuscas e um Gerico tradicional.


Vídeo no YouTube demonstrando uma das adaptações com uso do kit



Aqui o kit é utilizado para motorizar gaiolas a diesel



Gerico com motor diesel estacionário de 10 CV



Fabrica de Gericos com diversos modelos

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Informações sobre o kit devem ser dirigidas ao Sr. Deivyz Manica:

      E-mail....: motores.antigos@yahoo.com.br
      Telefone.: 49 99812-3834

      Excluir
  2. Respostas
    1. Informações sobre o kit devem ser dirigidas ao Sr. Deivyz Manica:

      E-mail....: motores.antigos@yahoo.com.br
      Telefone.: 49 99812-3834

      Excluir
  3. Quanto custa o kit de polia e flange para uma adaptação no fusca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entre em contato no whatts 49 98123834
      ou email motores.antigos@yahoo.com.br

      Excluir
  4. hola soy de Uruguay, como faz para comunicarme?

    ResponderExcluir
  5. entre em contato no whatts 49 98123834
    ou email motores.antigos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir